Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O mapa da greve


Servidores farão nova marcha em julho

No próximo dia 18 de julho, servidores de todo o país voltarão a Brasília para realizar mais uma marcha de protesto contra a política de arrocho salarial promovida pelo governo federal. Essa foi uma das deliberações da reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Federais, realizada esta semana, em Brasília. Também foi decidido que de 16 a 20 de julho haverá um acampamento unificado da greve nacional dos servidores federais em Brasília.
(Reinaldo Martins, site da Condsef, via email)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mobilização de Greve em Vitória da Conquista

COMUNICADO SOBRE MOBILIZAÇÃO UNIFICADA DE GREVE NO DIA 28 DE JUNHO DE 2012 – SINASEFE/ FASUBRA

É com muita satisfação que viemos, por meio deste, comunicar e convidar a todos para participar da mobilização que será realizada em conjunto com nossos companheiros da FASUBRA, representada pelos servidores da UFBA- campus de Vitória da Conquista. Essa mobilização está incluída entre os movimentos de acompanhamento ao ato semelhante que será realizado em Brasília na mesma data. Vitória da Conquista foi escolhida por se tratar de uma cidade com maior visibilidade no interior da Bahia.
Vamos no unir neste propósito comum, lutar contra a repressão e total descaso com o funcionalismo público.

Local de Encontro: Praça Barão do Rio Branco, Centro
Vitória da Conquista, BA
Horário: 10:00 da manhã
Comando Local de Greve, IFBAIANO – campus Itapetinga, via email)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Simões Filho 
Começa hoje, 22/06 a adesão do campus à greve dos servidores da educação profissional. 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ilhéus
Comando Local de Greve realizou reunião com a comunidade estudantil sobre a paralisação das atividades no dia 25 de junho por tempo indeterminado.
Recebeu visita de Valfredo e Pedro Jorge, dirigentes do SINASEFE BAHIA.
Dia 25/6 haverá mobilização com servidores e estudantes e comunidade com ato público com o tema "Qual o tamanho da sua indignação?", no campus no dia 26/6. 
(Philipe, via email)

Jacobina
Os servidores do campus se reuniram hoje, 21, para análise da greve no IFBA e decidiram por unanimidade pela não adesão neste momento. Uma nova avaliação sobre a conjuntura será realizada após o término do recesso docente, no qual é aguardada a visita dos representantes do SINASEFE.
(Eduardo Batista, via email)

Salvador
COMANDO DE GREVE IFBA -CAMPUS SALVADOR INFORMA:
1. Ontem (20/06) ocorreu a assembleia geral do SINASEFE das 10h até às 16h30minh. A assembleia discutiu a prorrogação do mandato da atual gestão sindical.
2. Hoje (21/06) o comando local esteve pela manhã em todos os pavilhões de aulas e setores administrativos. Observamos que a adesão ao movimento neste terceiro dia de greve se fortalece.
3. A maior parte das atividades está sendo realizada por terceirizados, estagiários e professores substitutos e temporários.
4. O comando local estará mobilizado na próxima semana e estaremos organizando uma reunião com os professores substitutos e temporários para esclarecimentos sobre o contexto da greve. O dia e horário serão amplamente divulgados no campus.
5. CONVOCAMOS TODOS OS SERVIDORES PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA GERAL QUE OCORRERÁ NO PRÓXIMO DIA 27/06 (QUARTA FEIRA), ÀS 14H, NO CAMPUS DE FEIRA DE SANTANA. O COMANDO LOCAL ESTÁ ORGANIZANDO CARAVANAS SOLIDÁRIAS. PEDIMOS QUE OS COLEGAS QUE QUEIRAM PARTICIPAR ENTREM EM CONTATO COM O COMANDO LOCAL OU O SINASEFE.
(Luzia Mota, via email)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Itapetinga, Uruçuca e Ilhéus
Caravana da Greve com os coordenadores do SINASEFE-BA, Valfredo Silva e Pedro Jorge.


Itapetinga
Campus Itapetinga do IFBaiano aderiu a greve no dia 20 de junho. 
(Philipe, via email)


8:30 h
Santo Amaro
Assembléia geral do campus. Pauta: Informes; Manutenção de comissões, eventos e processo seletivo do PAE; Cronograma de greve; Pauta de reivindicação do campus.

9:30 h
Campus Salvador – Salão Nobre 
Assembléia Geral Extraordinária dos Servidores do IFBA, do IFBAIANO e do COLÉGIO MILITAR. Pauta: 1 - prorrogação do mandato da diretoria executiva e do conselho fiscal do Sinasefe. 2 - reposição dos membros (vacância) da diretoria executiva do sinasefe.

Eunápolis
Deliberada adesão à greve a partir do dia 16 de julho. No periodo de 03 a 13 de julho estaremos trabalhando em estado de mobilização. A data de adesão à greve foi escolhida estrategicamente, pois o período compreendido entre 23/06 a 23/07 é de férias docentes e usaremos as duas semanas que antecedem a nossa entrada na greve para articular com os outros campi no sentido de buscarmos um movimento unificado em prol dos interesses dos TAEs.
(Nilceia Aparecida Conceicao Santos Campos, Bibliotecária de Eunápolis, via email)

Simões Filho
Nós, Administrativos de Simões Filho estamos começando a nos reunir e articular e nos disponibilizamos a entrar em contato com os colegas para nos mobilizarmos também. Se não falarmos por nós, não podemos ficar esperando que alguém fale.
(Brites Delane, Psicóloga de Simões Filho, via email) 


terça-feira, 19 de junho de 2012

Seções e Campi em Greve


Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Salvador, Seabra, Valença-Tento, Valença, Camaçari e Simões Filho
(Martins, Sinasefe, via email)
Em Vitória da Conquista
Em assembléia realizada dia 19, pela tarde, no campus de Vitória da Conquista o SINASEFE-BA (Valfredo Silva e Pedro) participaram da Caravana da Greve (...) por 35 votos a favor da greve e 38 contrários, nenhuma abstenção, o campus de Vitória da Conquista não adere ao movimento paredista. 
(Valfredo, via email)

Em Eunápolis
Em assembleia realizada em 19/06 com a participação de 62 servidores, foi decidido por não aderir à greve imediatamente, mas a acompanhar o cenário nacional/estadual e fazer nova assembleia dia 23/07 (quando
retornar do recesso/férias).
Os TAE optaram por se absterem, pois já têm decisão anterior indicando adesão a greve e decidirão em reunião ainda nessa semana, a partir de informações dos outros campus, se vão ou não aderir ao movimento.
(Rogerio Silva, via email)

Mesmo assim
(...) qualquer servidor do IFBA poderá entrar em greve. A instância máxima do movimento, a assembleia geral dos servidores do IFBA desde o dia 12/06 deflagrou a greve. (...) a própria reitoria reconhece o direito bem como a nossa greve.
(Reinaldo Martins, via email)
Reitoria em Salvador
Adesão à greve dos servidores do IFBA começa a partir de 19/06

Campus Salvador 
Adesão à greve dos servidores do IFBA começa a partir de 19/06

9 h 
Teixeira de Freitas
Caravana da Greve com a coordenadora geral do SINASEFE-BA, Rosa Mota e o coordenador Martins.

9:30 h 
Barreiras
Assembleia local para deliberar sobre a questão da greve.

14 h 
Eunápolis
Assembléia com a presença da coordenadora geral do SINASEFE-BA, Rosa Mota e o coordenador Martins.

15 h 
Vitória da Conquista
Assembléia Geral do SINASEFE e Servidores do IFBA-VDC no Auditório do Campus. Pauta: Informes; Análise da conjuntura feito por Valfredo e Pedro Jorge (SINASEFE-BA) e Carlos Magno (SINASEFE-NACIONAL) e Adriana Oliveira (campus de Jequié); Adesão do campus a greve deflagrada pela assembléia geral de Salvador.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Campus Salvador
Reunião do Comando de Greve Local do Campus na sede do sindicato.

08 h
Barbalho Salvador
Instalação do Comando Estadual de GREVE no Sindicato – SINASEFE-BA, localizado atrás do antigo bairro Forte do Barbalho.

11 h 
Vitória da Conquista
Reunião do grupo de trabalho dos TAE no CVT-TI antes da assembléia geral para conversar sobre a deflagração de greve e posicionamento no campus. Pauta: 1. Informe do grupo de trabalho referente ao que foi decidido na reunião anterior; 2. Informativo sobre as reivindicações dos Tae no cenário da greve; 3.Posicionamento dos Tae frente a assembleia de deflagração da greve no campus.

14 h 
Porto Seguro
Assembléia geral com a presença da coordenadora geral do SINASEFE-BA, Rosa Mota e do coordenador Martins. Pauta: Informes gerais; Avaliação de conjuntura; Adesão a GREVE dos Servidores.

14 h 
Ilhéus
Assembleia Geral para deliberar sobre a adesão à greve no dia 25 de junho do campus Ilhéus. Pauta: 1. Informes; 2. Composição do Comando de Greve Local; 3. Calendário de atividades de greve.

domingo, 17 de junho de 2012

Greve na educação não dá prejuízo a ninguém

Andei lendo sobre a história das greves no Brasil e no mundo. Como eu já suspeitava a "greve" tem origem no movimento operário. Existem vários tipos de greve, no entanto a mais praticada é a greve de braços cruzados. Este tipo de greve é eficiente no movimento operário, pois o patrão sente as consequências imediatamente. Funciona bem com alguns serviços essenciais cujo trabalho não pode ser reposto. No entanto, eu sempre questionei este tipo de greve na educação. O governo não toma prejuízo, muitos estudantes comemoram porque ficarão em casa, muitos colegas aproveitam para tirar férias remuneradas de 90 dias, depois de tudo, as aulas serão repostas. Quem fica no prejuízo?

Não sou contrário a greve, pois não estou feliz com a política de (des)valorização do professor do governo dos trabalhadores que eu ajudei a eleger. No entanto, acredito que é necessário rever a forma de fazer greve. Se ainda não existe um tipo de greve eficiente, vamos pensar e inventar... greve tem que incomodar o patrão.
(Paulo Vicente, Campus Simões Filho, via email)

1 mês de greve

Hoje, a greve dos servidores das universidades federais completa um mês. A paralisação, que conta com a adesão de 51 instituições, entre universidades e institutos federais, afeta a rotina dos estudantes que aguardam as negociações entre a categoria e o governo federal para que o semestre letivo possa ser retomado e concluído. (Ler mais)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campus Conquista

Convocação de Assembleia Geral do SINASEFE aos Servidores do IFBA-VDC.

Data: 19/06/2012
Horário: 15:OO h
Local: Auditório do IFBA. - Campus Vitória da Conquista

Pauta 1. Informes ; 2. Análise da conjuntura feito por Valfredo e Pedro Jorge – SINASEFE-BA , Carlos Magno (SINASEFE-NACIONAL) e Adriana Oliveira (campus de Jequié) ; 3. Adesão do campus a greve deflagrada pela assembleia geral realizada em Salvador. 4. O que ocorrer.

Comissão, PROVISÓRIA, de representação do SINASEFE no campus: Eriswagner Matos Soares, Ana Mary Costa, Elane Andrade, Leonardo Barreto
(Eriswagner, via email)





No IFBAIANO de Salvador:
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA do SINASEFE-BA reunindo os filiados(as) do IFBA / IFBAIANO, Colegio Militar-CMS no dia 15/06/2012, as 14h no Campus de Salvador com a pauta: prorrogação do mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
(Coordenação Colegiada do SINASEFE-BA, via email)

No IFBA de Eunápolis:
Reunião dos TAEs na sexta, 15/06, para discutir o movimento e também as suas pautas específicas.
(Rogério Silva, via email)


No campus de Simões Filho
O SINASEFE-BA participou da assembléia no campus pela manhã com a presença da coordenação: Valfredo, Rosa e Pedro Joge. O campus aprovou,  via votação, a adesão a greve deflagrada pela assembléia geral realizada em Salvador.
(Valfredo, via email)

No Campus de Camaçari
O SINASEFE-BA participou da assembléia no campus pela tarde com a presença da coordenação: Valfredo, Rosa e Pedro Joge. O campus aprovou,  via votação, a adesão a greve deflagrada pela assembléia geral realizada em Salvador.
(Valfredo, via email) 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

No Campus de Simões Filho:
  • Os servidores do IFBA de Simões Filho, reunidos em assembleia nesta quinta-feira, 14 de junho, deliberou pela adesão do campus a greve dos servidores da educação profissional. A favor: 20. Contra: 9. Abstenções: 2. Ficou acordado que as atividades avaliativas já estavam marcadas para a semana seguinte serão mantidas, assim o Campus Simões Filho terá aulas/avaliações até o dia 21 de junho normalmente. A assembléia contou com a participação dos diretores do SINASEFE, Valfredo e Pedro Assis.
(Paulo Vicente, via email)


No Campus do IFBA em Salvador
  • Servidores do campus de Salvador reunidos em assembléia em 14/06 às 14hs no Auditório, deliberaram pela adesão a greve dos servidores do IFBA a partir de 19/06/2012.
  • A reunião do Comando de Greve Local foi marcada para segunda-feira dia 18/06 na sede do sindicato.
(Profº Reinaldo Martins, via email)

Na Reitoria em Salvador:
A assembleia local de Salvador/Reitoria deliberou:
  • A sua adesão à greve em 19/06;
  • Constituir o comando de greve local.
Ressaltando que o espírito de unidade entre os mais diversos servidores do IFBA é a nossa condição para a vitória.
( Ronaldo Naziazeno, via email)

No Campus Santo Amaro
Assembléia realizada em 14/06/2012 decidiu por:
  • Inicio da greve alterada para hoje 14/06. Os alunos decretaram greve e manifestaram total apoio a greve dos servidores. 
  • A próxima assembléia geral do campus será na quarta feira  dia 20/06/2012  com o objetivo de deliberar a seguinte pauta inicial às 8:30 com a pauta: Informes; Manutenção de comissões, eventos e processo seletivo do PAE; Cronograma de greve; Pauta de reivindicação do campus.
(Ademir & Wagner, via email)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em Santo Amaro
Assembleia geral de servidores de 13/06 no Campus Santo Amaro, deliberou para o dia 22/06 a suspensão das atividades docentes e administrativas. Foi marcada para 14/06 às 14h a próxima assembleia geral de servidores para deliberar sobre: Escolha do(a) representante para comando de greve estadual; Estabelecer data da reunião com estudantes, pais e responsáveis; Estabelecer cronograma de greve; Discutir introdução do PPI e PDI como atividade de greve; Discutir manutenção das atividades de pesquisa e extensão durante a greve.
(Reinaldo Martins, via email)

Caravana da Greve 
A Caravana da Greve do SINASEFE-BA visitará os campi do Ifba e Ifbaiano, entre os dias 18 e 20 de junho, passando pelas cidades de Ilhéus, Uruçuca, Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunapólis, para informar sobre os reais motivos que levaram a construir essa greve da categoria da educação.
(SINASEFE-BA Coordenação Colegiada, no blog)

Feira de Santana
Assembléia do dia 13/06/2012, com os Servidores do Campus de Feira de Santana, decidiu paralisar por tempo indeterminado as atividades a partir do dia 14/06/2012.
(Prof. Juliano Marques de Aguilar, Diretor Geral- Campus de Feira de Santana)

Seabra
Os servidores do Campus Seabra aderiram ao movimento grevista, paralisando atividades desde 13 de junho. Elaboraram calendário de atividades até 04/07/2012. Aulas estão suspensas, porém alguns setores administrativos e pedagógicos funcionam parcialmente.
(Marta Q. Fernandes, via email)

Servidores do IFBA deflagram greve

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia (SINASEFE – BA), realizou no dia 12 de junho, a assembleia estadual dos servidores do IFBA, IFbaiano e Colégio Militar teve a presença de aproximadamente 160 servidores (as).
A assembleia geral do SINASEFE-BA aprovou a deflagração da greve, por ampla maioria dos presentes. Destes 17 servidores (as) se abstiveram e três (3) votos contrários à greve. Estiveram presentes representantes de diversos campi: Jacobina, Valença, Camaçari, Simões Filho, Itapetinga, Ilhéus, Santo Amaro, Feira de Santana, Salvador, além de estudantes, grêmio de Salvador, Associação de Pais e Mestres do IFBA, União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA e Federação Nacional dos Estudantes de
Escola Técnica.
A ASSUFBA participou da mesa com o servidor Edgard, que disse que "o governo nos testou várias vezes, temos que partir para cima do governo, esse governo que não tem compromisso, anda de calça curta, mas usa saia". O representante da ASSUFBA foi mais além, ao afirmar que "confiamos nesse governo, mas, hoje vivemos passando sacolinha". O SINASEFE-BA afirmou que essa luta é unificada com diversas entidades, FASUBRA, ASSUFBA, CONDSEF, CSP e CUT.
(Fonte: Claudiane Lopes - Jornalista do SINASEFE - BA)

Servidores decidirão ou não pela greve

  • A greve foi deflagrada pela assembléia geral do sindicado Sinasefe, mas cabe aos servidores acatarem a decisão ou não, nos campi ou locais de trabalho.
(Valfredo L.Silva, SECRETARIA- SINASEFE, via email)

  • Se os Professores e Servidores das UFs e IFs convencerem operários das obras da Copa a pararem por 2 dias, a greve se resolve.
(Senador Cristovam Buarque no Twitter, segundo Pablo Florentino, via email)

Sinasefe informa IFBA e IFBAIANO sobre a greve

O SINASEFE, entidade representativa dos Servidores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Ensino Básico Profissional, representado pela Coordenadora Geral e de Formação Política Sra. Rosa Maria Mota Costa, comunicou aos reitores do IFBA e IFBAIANO que, em Assembleia deliberativa desta entidade, a categoria deliberou por deflagrar movimento grevista por tempo indeterminado, a partir do dia 13 de junho de 2012, tendo em vista a não apresentação de proposta do Governo Federal para atender às justas reivindicações. O Sinasefe informou ainda que serão mantidos 30% dos serviços tidos como essenciais, conforme o disposto na Lei 7.783/89.
(Reinaldo Martins, via email)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos do IF- Baiano-Itapetinga fazem manifestação

Com faixas, cartazes e apitos os alunos de vários cursos, pararam o trânsito chamando a atenção. Muitos alunos do IF sentaram no meio da rua, impedindo a passagem dos veículos.
Eles reclamam das condições que se encontra o campus como a falta de professores, livros, nfra-estrutura e pela possível greve dos professores da unidade. Segundo os alunos, as unidades de Senhor do Bonfim, Guanambi e Santa Inês já estão em greve e em Itapetinga os docentes podem entrar em greve a qualquer momento prejudicando o ano letivo.

Sindicato decide pela greve

Em assembléia geral realizada dia 12/06/2012 no Auditório do IFBA – Campus de Salvador no horário das 14 horas, com a presença de 164 servidores da EBTT, foi deliberado por maioria, GREVE GERAL dos servidores do IFBA / IFBAIANO (Itapetinga, Uruçuca, Teixeira de Freitas e Valença).
Deliberações básicas:
  • Greve Geral dos servidores (as) do IFBA / IFBAIANO (Itapetinga, Uruçuca, Teixeira de Freitas e Valença) a partir de 13/06/2012;
  • Realização de assembléias nos Campi que ainda não tinham posição de 13 a 18/06:
  • Instalação do Comando Estadual de Greve dia 18/06 as 08:00hs no sindicato;
  • Aprovado o fundo de greve, contribuição de 1% de cada servidor filiado;
  • Próxima assembléia do Campus de Salvador, quinta-feira dia 14/06 as 14:00hs;
  • Realização de assembléia geral com ponto de pauta; Composição das vacâncias na coordenação do sindicato, prorrogação do Mandato da Coordenação Sindical que termina no dia 17/06;
  • Comunicação no espaço de 72 horas a comunidade, imprensa direções dos campi e reitoria sobre a deflagração da Greve.
  • Construção de calendário de atividades.
(Reinaldo Martins, SINASEFE-BA, via email)

segunda-feira, 11 de junho de 2012


No IFBA de Eunápolis:
  • Assembleia dia 11/06 decidiu por deflagrar estado de mobilização e acompanhamento do cenário estadual/nacional. 
  • Haverá reunião específica dos TAEs na sexta, 15/06, para discutir o movimento e também as suas pautas específicas.
  • Dia 19/06 haverá nova assembléia.
(Rogério Silva, via email)