Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MOBILIZAÇÃO: A REPERCUSSÃO DO "IFBA NA PRAÇA" NA MÍDIA LOCAL


“Ifba na Praça” reuniu professores e alunos

Por Laís Vinhas
Professores e alunos reunidos na praça. Foto: Zé Silva
Os professores, técnicos e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Vitória da Conquista, se reuniram nesta sexta-feira (2), na Praça 9 de novembro, durante todo o dia. O objetivo foi esclarecer os reais motivos da greve do instituto e mostrar para a comunidade as atividades que são desenvolvidas na escola.
Alunos do Ifba apoiam a greve dos servidores. Foto: Zé Silva
Professora Luzia Helena. Foto: Zé Silva
A professora Luzia Helena Santiago fala sobre o “Ifba na Praça”: “programamos esta atividade com o intuito de mostrar todo o trabalho de qualidade que fazemos dentro do colégio, que está sendo ameaçado pelas medidas que o governo federal tem tomado com relação a escola pública federal”. Segundo ela, mostrar para a comunidade os talentos e os projetos do colégio é de suma importância.
Aluno do Ifba, Vitor Cangussu. Foto: Zé Silva
Os alunos também apoiam a iniciativa: “lutamos junto com os professores por uma educação de qualidade em todo o país. Acreditamos que todas as mudanças sociais vêm da educação. Esse encontro é importante pois acredito que o Ifba tenha caído como de pára-quedas em Conquista. A comunidade ainda não abraçou o instituto. A partir desses movimentos é que podemos nos mostrar para a comunidade, para que todos vejam que tem uma escola aqui que faz e acontece”, fala o aluno Vitor Cangussu.
Atividades do Ifba na Praça
Durante todo o dia, quem passou pela Praça 9 de Novembro pôde assistir a diversas atividades: dança, coral, distribuição de brinquedos, capoeira, declamação e jogral, intervenções artísticas livres e apresentação de vídeos. Intercalando com as atividades, o comando de greve fez intervenções também para falar como anda o movimento grevista.
O Ifba disponibilizou computadores e pessoal para realizar inscrição para o próximo processo seletivo da instituição. Foto: Zé Silva
Além disso, durante o evento, a instituição disponibilizou computadores e técnicos que realizaram inscrições para o processo seletivo 2012 do Ifba, recebendo os documentos para a isenção.
Greve
Segundo a professora Luzia Helena, hoje são 259 escolas federais paradas no Brasil: “reivindicamos uma educação de qualidade, além do reajuste salarial, que, a três anos não é alterado. Tramita no Congresso uma medida provisória para congelar nosso salário por 10 anos. Não podemos aceitar isso”.
Professora diz que o movimento não tem previsão de quando a greve irá terminar. Foto: Zé Silva
Luzia Helena afirma que a greve está firme, com o movimento unido e forte, sem previsão para acabar. Além disso, os servidores têm o apoio dos alunos.
© 2011 VC - O Site da Cidade. O conteúdo aqui publicado é de propriedade exclusiva deste site. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização legal, exceto para fins de remissão ou citação de forma a não caracterizar violação do direito autoral, sob pena de processo civil e/ou criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário